O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (22) um investimento de R$ 16 milhões destinados à expansão do programa PDDE Cantinho da Leitura. A iniciativa, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), visa promover a criação de espaços acolhedores nas salas de aula da educação infantil, incentivando o contato direto das crianças com os livros desde os primeiros anos escolares.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou que a ação reafirma o compromisso do governo com a ampliação do acesso à leitura. Segundo ela, o objetivo é integrar esses espaços em salas de aula de todo o país, permitindo que as crianças possam folhear livros, ouvir histórias e compartilhar suas vivências desde cedo, de forma que, ao chegarem ao 2º ano do ensino fundamental, já estejam familiarizadas com o universo da leitura.
Nos últimos dois anos, mais de R$ 170 milhões já foram investidos na instalação de 49 mil Cantinhos da Leitura em salas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. A ação está conectada ao Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), instituído pela Portaria nº 85/2025, voltado à implementação de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita nas crianças.
Para a coordenadora do Pro-LEEI, Mônica Correia Baptista, a expansão do programa representa um importante avanço para a educação brasileira, reforçando o compromisso com os municípios, a equidade e o futuro da aprendizagem.
O processo de seleção das instituições de educação infantil elegíveis será realizado entre os dias 28 de abril e 9 de maio, cabendo aos secretários estaduais e municipais de educação essa responsabilidade. As escolas selecionadas deverão confirmar sua participação no sistema PDDE Interativo e apresentar um plano de ação entre os dias 12 e 30 de maio. Cada sala de pré-escola receberá R$ 1.235, divididos entre capital (30%) e custeio (70%), conforme determina a Resolução nº 22/2023.
As instituições escolhidas em 2025 contarão com apoio técnico da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), além de suporte das secretarias estaduais e municipais, para garantir a efetivação da adesão e o planejamento das ações via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como meta garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme estabelece a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, busca recompor as aprendizagens dos alunos dos anos iniciais afetados pela pandemia, assegurando o direito à alfabetização para estudantes do 3º, 4º e 5º ano.