17/04/2025 12:54:46

Geral
15/04/2025 18:00:00

Veja os 10 golpes mais praticados contra clientes bancários em 2024, segundo a Febraban

Veja os 10 golpes mais praticados contra clientes bancários em 2024, segundo a Febraban

Os golpes mais recorrentes contra clientes de bancos no Brasil em 2024 envolveram principalmente o uso do WhatsApp, vendas fraudulentas e o golpe da falsa central de atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou que, com o avanço da digitalização, os criminosos têm adotado estratégias cada vez mais sofisticadas para enganar os consumidores.

De acordo com o levantamento da entidade, os 10 golpes mais registrados no país foram:

  1. Golpe do WhatsApp – 153 mil reclamações

  2. Falsas vendas – 150 mil reclamações

  3. Falsa central bancária – 105 mil reclamações

  4. Phishing (pescaria digital) – 33 mil reclamações

  5. Falso investimento – 31 mil reclamações

  6. Troca de cartão – 19 mil reclamações

  7. Envio de falso boleto – 13 mil reclamações

  8. Devolução de empréstimo – 8 mil reclamações

  9. Mão fantasma – 5 mil reclamações

  10. Falso motoboy – 5 mil reclamações

Golpe do WhatsApp
Nesse tipo de fraude, os criminosos tentam clonar a conta da vítima ao obter o código de verificação enviado por SMS. Eles se passam por representantes de empresas e solicitam o código de segurança. A Febraban recomenda ativar a “verificação em duas etapas” no aplicativo para aumentar a segurança.

Falsas vendas
Os golpistas criam lojas virtuais falsas, enviam promoções falsas por mensagens e redes sociais, e utilizam perfis fraudulentos em plataformas digitais. Para evitar cair nesse tipo de armadilha, é importante desconfiar de preços muito baixos e evitar clicar em links desconhecidos.

Falsa central bancária
Neste golpe, o criminoso finge ser funcionário do banco, informa à vítima sobre um suposto problema na conta ou compra não reconhecida e, em seguida, solicita dados pessoais e senhas. A Febraban reforça que bancos jamais pedem esse tipo de informação nem orientam clientes a fazer transferências para corrigir supostos erros.

Phishing
O phishing envolve o envio de links maliciosos por e-mails ou mensagens falsas, geralmente com promessas atrativas. Esses links instalam vírus e capturam dados da vítima. A orientação é não clicar em links desconhecidos e manter o antivírus sempre atualizado.

Falso investimento
Esse tipo de golpe atrai vítimas com promessas de lucros rápidos e altos, geralmente por meio de perfis falsos nas redes sociais ou sites fraudulentos. A Febraban recomenda desconfiar de retornos muito acima do mercado e sempre verificar a autenticidade das empresas.

Troca de cartão
Nesse golpe, vendedores mal-intencionados trocam o cartão do cliente após observar a senha digitada. Com isso, fazem compras indevidas em nome da vítima. É necessário sempre conferir se o cartão devolvido é realmente o seu.

Os demais golpes, como envio de falsos boletos, falsa devolução de empréstimos, “mão fantasma” e entrega por falso motoboy, seguem a mesma linha de engano e manipulação, mostrando que a atenção e a checagem constante de informações são as melhores defesas contra fraudes.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 160
Google News