20/04/2025 11:19:17

Maceió
12/04/2025 17:00:00

Trabalhadores da Educação de Maceió farão paralisação geral na terça-feira (15)

Trabalhadores da Educação de Maceió farão paralisação geral na terça-feira (15)

Na próxima terça-feira, dia 15 de abril, os profissionais da Educação de Maceió irão às ruas em defesa da valorização da categoria. A paralisação, organizada pelo Sinteal, terá início com um ato público às 8h, concentrando os manifestantes na Escola Kátia Assunção, localizada no bairro do Jacintinho.

O movimento ocorre em resposta à proposta de reajuste salarial de 5% apresentada pela gestão do prefeito JHC (PL), rejeitada unanimemente pela categoria durante assembleia realizada no último dia 8. A proposta prevê aplicação escalonada de 2,5% em maio e mais 2,5% em outubro, medida considerada insuficiente pelos educadores.

Outro ponto de insatisfação é a proposta municipal de pagamento das progressões com deságios de até 30%, o que, segundo o sindicato, representa um prejuízo direto para os servidores.

Além da questão salarial, o Sinteal denuncia a precariedade nas condições de trabalho e ensino. “A categoria está extremamente insatisfeita com a proposta de reajuste e com a falta de estrutura para profissionais e estudantes. Há problemas com o transporte escolar, número reduzido de PAE’s, falta de vagas em creches e escolas, ausência de inclusão e inexistência de concurso público”, destacou o presidente do sindicato, Izael Ribeiro.

Ele reforçou que a paralisação de terça é apenas o início de uma série de mobilizações. “Durante a assembleia, elaboramos um calendário de lutas. Essa paralisação é só a primeira etapa. Esperamos que o prefeito JHC se sensibilize e apresente uma proposta que atenda de fato às necessidades da Educação”, completou.

O calendário definido pelos educadores inclui ainda uma paralisação nacional no dia 23 de abril, com ato no centro da cidade, e uma Assembleia Geral no dia 26, onde será discutido o indicativo de greve.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 5
Google News