17/04/2025 11:24:32

Acidente
12/04/2025 16:00:00

Rússia pensou ser drone ucraniano e disparou contra seu próprio helicóptero, dizem analistas

Rússia pensou ser drone ucraniano e disparou contra seu próprio helicóptero, dizem analistas

Um episódio confuso envolvendo as defesas aéreas da Rússia gerou constrangimento nas Forças Armadas do país após relatos indicarem que um helicóptero militar russo pode ter sido alvejado por engano, ao ser confundido com um drone ucraniano. O incidente ocorreu durante a noite, na região de Moscou, e foi amplamente documentado em vídeos publicados por canais de Telegram ligados a analistas e jornalistas militares russos. As informações são da revista Newsweek.

De acordo com a emissora estatal RT, as defesas aéreas russas teriam derrubado drones com aparência de helicópteros, supostamente enviados pela Ucrânia em uma tentativa de ataque. Já o canal ASTRA, administrado por jornalistas independentes, divulgou um vídeo em que é possível ouvir uma pessoa gritando: “É um helicóptero, seu imbecil!”, durante o disparo das armas antiaéreas, sugerindo que o alvo era, na verdade, uma aeronave amiga.

O canal AP Wagner também ironizou o episódio ao afirmar que um helicóptero foi confundido com um drone e atacado pelas forças russas, mas que os disparos falharam em abater a aeronave. Em meio à confusão, o canal pró-Kremlin Military Informant sustentou a versão oficial, afirmando que um drone ucraniano com características visuais semelhantes a um helicóptero foi interceptado em Naro-Fominsk, a cerca de 70 quilômetros de Moscou.

Ainda segundo o canal estatal RT, esta seria a primeira vez que a Ucrânia utiliza drones com formato de helicóptero em ações noturnas contra a região de Moscou. Esses equipamentos, por voarem em baixa altitude, dificultariam a detecção pelos radares, embora tenham alcance reduzido.

Até o momento, nem o governo russo nem autoridades ucranianas comentaram oficialmente o incidente. A revista Newsweek informou que tentou contato com representantes de ambos os países, mas não obteve resposta. O caso levanta dúvidas sobre a eficácia e a coordenação das defesas aéreas russas e acende um alerta sobre os riscos de falhas internas em zonas de conflito.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 160
Google News