O Diario de Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (10), uma homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelos seus 200 anos de fundação. O reconhecimento se deu por meio de um voto de aplauso proposto pelo deputado estadual Nino de Enoque, que esteve pessoalmente na redação do jornal para entregar a honraria. O Requerimento 3266/2025 foi aprovado em plenário na quarta-feira (9).
Segundo o parlamentar, o Diario de Pernambuco é “referência em levar notícias para nossa população nos quatro cantos do estado e do nosso país”. Ele ressaltou ainda o papel do jornal na consolidação do jornalismo nacional, destacando sua credibilidade, imparcialidade e compromisso com a informação. “O Diario promove o debate democrático e garante o direito à informação com ética e transparência”, declarou Nino de Enoque.
Representando o jornal, Diogo Vital agradeceu a homenagem em nome da empresa e do presidente Carlos Frederico. “É uma honra para nós receber esse voto de aplauso”, afirmou.
Fundado em 7 de novembro de 1825, o Diario de Pernambuco é o jornal em circulação mais antigo do Hemisfério Sul e o mais longevo do mundo na língua portuguesa. Já foi reconhecido como Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife, e seu acervo foi tombado como Patrimônio Cultural Material do Brasil.
Além da histórica trajetória impressa, o Diario tem forte presença digital, com mais de um milhão de seguidores no Instagram e, só no mês de março deste ano, registrou 116 milhões de impressões na plataforma. Prestes a celebrar oficialmente seu bicentenário, o jornal segue como uma das principais referências da imprensa brasileira.