O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas, vinculado à Rede Ebserh, inaugura nesta sexta-feira (11), às 9h, o novo serviço de Pronto Atendimento 24 horas em seu Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). A ampliação visa atender à crescente demanda por cuidados oncológicos no estado e tem como meta suprir as necessidades da população pelos próximos 20 anos.
A reestruturação do espaço contou com um investimento inicial de R$ 2,5 milhões, utilizados na reforma do prédio da Oncologia e na aquisição de novos equipamentos, incluindo tomógrafos e um moderno sistema de videocirurgia em 3D. Com a ampliação, o hospital também contratou 61 novos profissionais, totalizando 140 funcionários dedicados ao Cacon, e passou a contar com leitos de retaguarda exclusivos para pacientes com câncer já cadastrados na unidade.
De acordo com o superintendente do HU, Célio Rodrigues, a implantação do Pronto Atendimento é essencial diante da expectativa de crescimento no número de casos oncológicos. Ele também anunciou a expansão dos leitos na enfermaria de oncologia, que passará de 16 para 28 unidades de internação. “Cada novo leito representa mais agilidade no atendimento e acesso mais rápido ao tratamento para quem mais precisa”, afirmou.
A chefe da Unidade de Oncologia do HU, Adriana Timoteo, destacou a relevância da medida para a humanização e a eficiência do cuidado. “A abertura do Pronto Atendimento Oncológico 24 horas é um avanço expressivo. Garante maior conforto e continuidade ao tratamento dos pacientes, que poderão receber assistência a qualquer momento do dia ou da noite”, declarou.
O HU da Ufal integra a Rede Ebserh desde 2014. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada em 2011 e ligada ao Ministério da Educação, administra atualmente 45 hospitais universitários federais. Essas unidades prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também contribuem para a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovações. Além da ampliação atual, o HU já tem em andamento o projeto de construção de um novo prédio para Oncologia, com previsão de conclusão entre três e quatro anos.