Uma cratera aberta no asfalto interditou totalmente a pista central da Marginal Tietê, sentido Castello Branco, na altura da saída da Rodovia dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (10). A via, uma das mais importantes da capital paulista, conecta as zonas Oeste, Norte, Central e Leste da cidade e é essencial para o fluxo urbano e intermunicipal.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o incidente foi causado por um solapamento no pavimento em um trecho que está sob a responsabilidade da concessionária AutoBAn. A cratera surgiu a cerca de 400 metros da Ponte Atílio Fontana.
Como medida emergencial, a CET orientou os motoristas a utilizarem as pistas locais e expressas como rotas alternativas. Agentes da companhia foram mobilizados para orientar o tráfego e minimizar os impactos no trânsito da região.
A AutoBAn informou que está atuando no local com equipes da CET e da Sabesp para identificar as causas do solapamento. Ainda não há confirmação se o problema está relacionado ao forte temporal que atingiu São Paulo e a Região Metropolitana nas horas anteriores.
Mais cedo, a Defesa Civil emitiu alerta severo para diversas áreas da cidade, especialmente nas zonas Sul, Oeste e Central. O Corpo de Bombeiros registrou ao menos 12 chamados por quedas de árvores nos bairros do Itaim Bibi, Pinheiros, Itaquera, Carrão, Penha, Vila Matilde e Mandaqui. No Tucuruvi, também foram atendidas duas ocorrências por enchentes.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos, conforme informado pela CET. As causas da cratera seguem sob investigação pelas autoridades.