24/04/2025 20:35:08

Geral
08/04/2025 10:00:00

Homem vive recluso há 55 anos por medo de mulheres

Homem vive recluso há 55 anos por medo de mulheres

Callitxe Nzamwita, de 71 anos, vive isolado há mais de cinco décadas em Ruanda por causa da ginofobia, um transtorno psicológico caracterizado pelo medo irracional e extremo de mulheres. O caso do idoso chamou atenção ao ser divulgado pelo portal News18, revelando um cotidiano marcado pelo recluso absoluto e pela dependência de vizinhos para sobrevivência.

A condição teve início quando ele tinha apenas 16 anos. Desde então, Callitxe se trancou em casa e construiu uma barreira com mais de quatro metros de altura feita de galhos e cordas, para evitar qualquer contato com o sexo feminino. Apesar do temor, são as mulheres da vizinhança que, de forma indireta, garantem sua sobrevivência ao arremessarem alimentos e outros itens essenciais por cima da cerca — ele os recolhe somente quando se sente seguro.

Ginofobia: transtorno torna o convívio social quase impossível

A ginofobia é um distúrbio que provoca reações físicas e emocionais intensas diante da presença de mulheres, mesmo em contextos cotidianos. De acordo com artigo revisado pelo psiquiatra Ifeanyi Olele, no MedicalNewsToday, os sintomas podem incluir palpitações, sudorese, sensação de pânico, náuseas, dificuldade para respirar, tremores e até vontade súbita de fugir.

Esses sinais tornam o convívio social extremamente difícil e, em casos severos como o de Callitxe, levam ao isolamento total. Embora raro, o distúrbio pode ter origem em experiências traumáticas, desequilíbrios químicos no cérebro ou fatores psicológicos complexos, e exige acompanhamento especializado para que o paciente tenha qualidade de vida e possibilidade de reintegração à sociedade.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 15
Google News