O Ministério da Defesa da Rússia declarou neste domingo (6) que suas tropas atacaram uma base de artilharia ucraniana e uma instalação de produção de drones equipada com munições guiadas de precisão, nas primeiras horas da manhã. Além desses alvos, os russos também afirmam ter assumido o controle do assentamento de Basovka, localizado na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia.
Ucrânia rebate ofensiva e relata ter contido ataques russos
Enquanto isso, o comando militar da Ucrânia relatou ter resistido a uma série de ofensivas russas em diversas frentes, incluindo nas áreas de Lyman, Pokrovsk e outros pontos estratégicos. Segundo o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, ocorreram 75 confrontos em zonas de combate ao longo da linha de frente, sendo que vários assentamentos em Sumy também foram alvos de bombardeios de artilharia russa.
Zelensky denuncia ataques e pede mais pressão internacional
No mesmo dia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comunicou que a Rússia lançou mísseis a partir do Mar Negro contra território ucraniano. Em resposta, ele renovou seu apelo à comunidade internacional, pedindo que se mantenha a pressão sobre Moscou para que o conflito seja encerrado.