Fortes rajadas de vento varreram Belo Horizonte na noite de sábado (5) e madrugada de domingo (6), atingindo velocidade de até 84,96 km/h, o que representa 72% da força de um furacão na escala Beaufort, que vai até o nível 12. A intensidade registrada chegou ao nível 9 da escala, com potencial de causar danos como queda de árvores, rompimento de cabos elétricos e bloqueios em vias urbanas.
A estação meteorológica do Cercadinho registrou as rajadas mais fortes à meia-noite, enquanto na Pampulha, por volta da 1h, os ventos chegaram a 43,92 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ventania foi causada por uma massa de ar frio que avança sobre 20 estados do país, trazendo também chuvas isoladas para a capital mineira.
Árvores caem e ruas são interditadas
Na região Centro-Sul da capital, duas grandes árvores tombaram. Uma delas caiu sobre a Avenida Augusto de Lima, próximo à Rua Rio Grande do Sul, atingindo também a ciclovia. A árvore precisou ser serrada e removida pelo Corpo de Bombeiros, que isolou o local para garantir a segurança. Os galhos cortados foram acomodados nas laterais da calçada.
Na Savassi, uma árvore de grande porte bloqueou completamente a Rua Bernardo Guimarães, na altura do número 750, entre as ruas Paraíba e Pernambuco. Os galhos entraram em contato com a rede elétrica, exigindo a presença da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para desligamento da energia antes da remoção da árvore.
Mais quedas na Região Leste
No bairro Sagrada Família, Região Leste, a ventania também provocou a queda de duas árvores, que romperam a fiação elétrica da Cemig na Rua São Lázaro, próximo ao número 340. Após o desligamento da rede elétrica, os bombeiros realizaram o corte e retirada das árvores.
Chuva forte acompanha os ventos
Além das rajadas de vento, a cidade foi atingida por um temporal durante a madrugada, acumulando quase metade da média prevista de chuva para o mês, de acordo com o Inmet. Apesar da intensidade da ventania e das quedas de árvores, não houve registro de vítimas até o momento.
Belo Horizonte segue em alerta, com previsão de mais chuvas e ventos fortes ao longo do fim de semana. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Cemig continuam atuando nas ocorrências e na recuperação das áreas afetadas.