O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas foi reconhecido, na sexta-feira (4), como o primeiro colocado nacional na Premiação de Desempenho promovida pelo Departamento Nacional do Senai. O resultado, referente ao desempenho de 2024, levou em conta indicadores como eficácia, eficiência, efetividade e gratuidade regimental, avaliando todos os Departamentos Regionais da instituição.
Alagoas liderou o Grupo 1, composto por estados com perfil semelhante: Acre, Amapá, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Tocantins e o próprio estado alagoano. O Senai/AL obteve 165 pontos, de um total possível de 225.
Nos outros grupos, os primeiros colocados foram o Senai do Ceará, entre os estados do Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco (Grupo 2), e o Senai de Santa Catarina, com o melhor desempenho entre Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (Grupo 3).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e do Conselho Regional do Senai, José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância do reconhecimento. Segundo ele, o resultado confirma o compromisso do Senai Alagoas com a formação de profissionais qualificados, o apoio ao desenvolvimento tecnológico e a contribuição para o aumento da produtividade e inovação no setor industrial.
Já o diretor regional do Senai/AL, Carlos Alberto Paes, afirmou que o destaque nacional é fruto de um esforço coletivo. “Essa premiação referenda um trabalho em equipe, de construção e colaboração, pautado na eficiência da gestão e na melhoria contínua. Tudo isso em prol de aprimorar cada vez mais a oferta de serviços para a indústria alagoana”, ressaltou.
Além da certificação nacional, o Senai Alagoas receberá um recurso financeiro que deverá ser obrigatoriamente investido em ações de capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores.