Agência Brasil
Um projeto itinerante promovido pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) está capacitando professores e educadores para melhor atender alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A iniciativa oferece estratégias práticas para favorecer a inclusão desses estudantes no ambiente escolar. A próxima etapa da ação será realizada no Pará ainda em abril.
De acordo com a psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA, alunos com TDAH enfrentam grandes desafios para manter o foco, além de apresentarem impulsividade e hiperatividade, o que muitas vezes compromete seriamente o rendimento escolar. Ela destaca que a atenção é uma habilidade essencial para o desenvolvimento de uma vida produtiva e cidadã, e que a falta de apoio adequado pode levar esses estudantes à evasão escolar.
A especialista ressalta que muitos professores ainda não estão preparados para lidar com o TDAH em sala de aula, o que dificulta a aplicação efetiva da Lei 14.254/2021. A legislação determina que todos os estudantes, da pré-escola ao ensino médio, tenham direito à inclusão educacional. No entanto, segundo Iane, essa diretriz ainda não é amplamente aplicada.
Neste sábado, o projeto TDAH Levado a Sério na Escola realiza uma oficina no Rio de Janeiro voltada a professores do ensino fundamental das redes pública e privada. A ideia é expandir o programa para todo o país, promovendo formações também no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, após as ações no Pará.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população apresenta TDAH. Iane reforça que todos os alunos têm direito ao aprendizado e à participação plena na vida escolar, e que é fundamental capacitar os docentes com as ferramentas mais modernas da educação inclusiva e da neuroeducação.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site da ABDA.