24/04/2025 20:58:05

Política
05/04/2025 20:00:00

Câmara de Itajaí aprova moção de repúdio a Lula e declara presidente persona non grata

Câmara de Itajaí aprova moção de repúdio a Lula e declara presidente persona non grata

Em Santa Catarina, a Câmara Municipal de Itajaí aprovou uma moção de repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificando-o como “persona non grata” na cidade. A proposta foi aprovada na última terça-feira (1º) com 11 votos favoráveis e apenas um contrário.

A moção nº 7/2025 foi apresentada pelo vereador Victor Nascimento (PL), que justificou o repúdio com base na retirada da gestão portuária do município, no que considerou como descaso com a população local e na falta de respeito ao governador de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL).

Retirada da gestão do porto é considerada revanche política

No texto da moção, o vereador critica a decisão do governo federal de transferir a administração do Porto de Itajaí, que estava sob controle municipal desde os anos 1990, para a Autoridade Portuária de Santos (APS), classificada como concorrente direta dos interesses da região. Segundo ele, a mudança representaria um ato de revanche política em resposta ao resultado eleitoral favorável à direita na cidade e no Estado.

Críticas à política externa e econômica

Além da questão portuária, o documento traz outras críticas ao governo Lula, citando apoio a regimes considerados autoritários e grupos extremistas, além de abordar a política cambial, alegado descontrole fiscal, inflação e perda do poder aquisitivo da população.

O texto ainda afirma que “Itajaí não compactua com aqueles que apoiam ditadores como o presidente da Venezuela, de Cuba, da Nicarágua, além de líderes da República Democrática do Congo, Etiópia e outros países”.

As informações são do portal ND+.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 15
Google News