24/04/2025 19:52:36

Violência Sexual
05/04/2025 18:00:00

Brasil é o 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil na internet

Brasil é o 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil na internet

Em 2024, o Brasil ocupou a quinta posição entre os países com maior número de denúncias de páginas que disseminam conteúdo relacionado ao abuso sexual infantil online. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (3) pela rede internacional InHope, que contabilizou 52.999 páginas denunciadas no país ao longo do ano.

Número de denúncias cresce e país sobe no ranking internacional

Entre 2022 e 2024, o Brasil apresentou um aumento expressivo nas notificações desse tipo de crime, saltando da 27ª para a 5ª posição no ranking global. No topo da lista aparecem Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha. A rede InHope reúne 55 hotlines de denúncias em 51 países, com base nas quais realiza seus levantamentos.

No Brasil, as denúncias são centralizadas pela organização SaferNet, que desde 2006 atua em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). A entidade recebe e analisa os casos por meio da Central Nacional de Denúncias, além de oferecer suporte às vítimas com o Canal de Ajuda (Helpline).

Grande parte das páginas envolvia vítimas de fora do país

Das mais de 52 mil páginas denunciadas no Brasil em 2024, 10.823 foram encaminhadas para autoridades e hotlines de outros países, por apresentarem indícios de envolvimento de vítimas estrangeiras. A SaferNet também informou que outras 38.051 páginas com sinais de abuso sexual infantil foram identificadas com o uso de tecnologias de detecção automatizada, no âmbito do projeto Discover, totalizando 48.874 páginas distintas compartilhadas com a rede internacional InHope.

Brasil abriga apenas uma pequena parcela do conteúdo global

Apesar do elevado número de denúncias, apenas 1.155 páginas identificadas estavam hospedadas em servidores brasileiros — o que representa 0,05% do total global de conteúdos com material de abuso sexual infantil registrados no mundo em 2024.

Essas páginas foram recebidas e analisadas pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF e encaminhadas para investigação. O trabalho contínuo da SaferNet e dos órgãos públicos tem sido essencial para mapear, combater e coibir esse tipo de crime na internet, além de prestar apoio a vítimas de violência digital.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 15
Google News