24/04/2025 20:32:36

Solidariedade
04/04/2025 03:00:00

Hemoal faz apelo por doações de sangue após queda drástica nos estoques

Hemoal faz apelo por doações de sangue após queda drástica nos estoques

Às vésperas do fim de semana, período em que geralmente há aumento na demanda por transfusões, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) enfrenta uma situação crítica e pede com urgência a colaboração da população para doar sangue. Nesta quinta-feira (3), o órgão dispõe de apenas 147 bolsas, número que representa apenas 36,7% do necessário para suprir hospitais e maternidades no estado. O ideal seria manter o estoque com pelo menos 400 unidades.

Estoques comprometem atendimento de urgência e cirurgias

Segundo o Hemoal, a maior parte das bolsas de sangue — cerca de 75% — é direcionada para emergências em hospitais como o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Esses centros de referência atendem, diariamente, vítimas de acidentes de trânsito e ferimentos causados por armas de fogo e facas, além de outros casos de urgência.

A médica hematologista do Hemoal, Verônica Guedes, alertou para o risco de desabastecimento. “A transfusão sanguínea é fundamental para salvar a vida de pessoas que sofreram hemorragias. A ausência de sangue pode provocar choque hipovolêmico, que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente ao corpo, levando à falência de múltiplos órgãos e, possivelmente, à morte”, explicou.

Critérios para doar sangue

Conforme normas do Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso igual ou superior a 50 kg e em boas condições de saúde. É necessário apresentar documento de identificação com foto. Não podem doar pessoas que tenham tido doenças como Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade ou doença de Chagas.

Quem estiver gripado, com Covid-19, ou tiver feito tatuagem, piercing, maquiagem definitiva ou micropigmentação nos últimos 12 meses, também fica impedido de doar. Além disso, é preciso ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.

Locais e horários para doações

Em Maceió, as doações podem ser feitas nas unidades do Hemoal no Trapiche e na Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. A unidade do Hospital Veredas, no Farol, funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

No interior, os doadores podem se dirigir à unidade Eldorado, em Arapiraca, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

O Hemoal reforça que cada doação pode salvar até quatro vidas e que o gesto de solidariedade é essencial para manter o atendimento a quem mais precisa.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 15
Google News