22/04/2025 19:22:28

Guerra
03/04/2025 18:00:00

Pelo menos quatro mortos em ataques russos na cidade ucraniana de Kryvyi Rih

Pelo menos quatro mortos em ataques russos na cidade ucraniana de Kryvyi Rih

Pelo menos quatro pessoas morreram após um ataque com mísseis balísticos lançado pela Rússia na noite de quarta-feira (2), na cidade ucraniana de Kryvyi Rih, localizada na região de Dnipropetrovsk. A cidade, que é também terra natal do presidente Volodymyr Zelenskyy, foi novamente alvo da ofensiva militar russa, a cerca de 70 quilômetros da linha de frente mais próxima.

De acordo com o chefe da administração militar local, Oleksandr Vilkul, o ataque provocou um grande incêndio e causou danos significativos a estruturas civis. O governador regional, Serhii Lysak, informou que ao menos 14 pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de oito anos e outra de seis.

Zelenskyy afirma que pressão internacional é única via para conter ataques

Por meio das redes sociais, o presidente Zelenskyy voltou a defender a intensificação da pressão sobre Moscou. “A única forma de pôr fim a esta situação é através de uma pressão suficiente sobre Moscovo e o sistema russo, forçando-os a abandonar a guerra e o terror”, escreveu. Ele reforçou que depende do apoio de aliados como os Estados Unidos, Europa e demais países para conter a ofensiva russa.

Ataques minam avanços diplomáticos em meio a cessar-fogo parcial

Apesar de um cessar-fogo parcial firmado recentemente entre Ucrânia e Rússia, que previa a suspensão de ataques a infraestruturas energéticas e áreas do Mar Negro, os dois lados continuam a trocar acusações sobre violações do acordo. Kiev argumenta que bombardeios contra regiões civis comprometem os esforços diplomáticos liderados pelo governo dos Estados Unidos, atualmente sob a presidência de Donald Trump.

Kryvyi Rih, por sua localização estratégica e valor simbólico, tem sido alvo constante desde o início da invasão russa em 2022. O novo ataque reacende os alertas sobre a escalada do conflito, mesmo com as tentativas recentes de redução das hostilidades.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 12
Google News