Teve início nesta quarta-feira, 2 de abril, o prazo para que mantenedoras de instituições de ensino superior informem ao Ministério da Educação (MEC) sua participação na edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) destinada às vagas remanescentes do primeiro semestre de 2025. As instituições têm até o dia 7 de abril para registrar, por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo FiesOferta, os dados de cada curso, turno e local de oferta.
Instituições devem revisar dados entre 8 e 11 de abril
Entre os dias 8 e 11 de abril, as mantenedoras poderão revisar e corrigir as informações prestadas no Termo de Participação que oficializa a presença da instituição no processo. Segundo o Edital nº 6/2025, podem participar da oferta de vagas remanescentes todas as mantenedoras que possuam Termo de Adesão válido tanto ao Fies quanto ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), independentemente da participação na seleção regular do programa.
Acesso ao sistema e assinatura eletrônica
A assinatura eletrônica do Termo de Participação deve ser realizada pelo representante legal da mantenedora no próprio módulo FiesOferta, acessível com o cadastro no “Login Único” do governo federal. Caso o acesso ainda não tenha sido feito, é necessário criar uma conta na plataforma Gov.br.
Seleção e divulgação das vagas
Com base nos dados enviados pelas mantenedoras, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC será responsável por definir a distribuição das vagas, e deverá divulgar em breve o edital com as regras e datas para as inscrições dos estudantes interessados.
Divulgação obrigatória das informações pelas instituições
As instituições participantes devem tornar pública sua adesão ao processo, divulgando em seus sites e também em locais de grande circulação interna a lista de cursos, turnos, locais de oferta e o conteúdo integral dos editais da Sesu/MEC relacionados à oferta de vagas remanescentes do Fies.
O edital com todas as normas está disponível para consulta.