17/04/2025 12:28:57

Guerra
31/03/2025 18:00:00

Corpos de 15 trabalhadores humanitários são encontrados em vala comum no sul de Gaza

Corpos de 15 trabalhadores humanitários são encontrados em vala comum no sul de Gaza

Os corpos de 15 profissionais humanitários e médicos foram descobertos em uma vala comum na região de Tal Al-Sultan, no sul da cidade de Rafah, em Gaza. Segundo a Organização das Nações Unidas, os restos mortais estavam ao lado de seus veículos de emergência, incluindo uma ambulância identificada, um caminhão dos bombeiros e um carro da ONU. As buscas pelos desaparecidos duraram uma semana e foram encerradas no domingo (30).

Entre as vítimas estão um funcionário da ONU, seis membros da Defesa Civil Palestina (PCD) e oito voluntários do Crescente Vermelho Palestino (PRCS). Uma pessoa ainda permanece desaparecida, conforme informaram as autoridades locais.

ONU denuncia ataque contra socorristas

Jonathan Whittall, chefe do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA) na Palestina, condenou o ocorrido e afirmou que os profissionais estavam uniformizados e com luvas quando foram encontrados. Ele declarou: “Os trabalhadores da saúde nunca deveriam ser alvo. E, no entanto, estamos aqui hoje desenterrando uma vala comum de socorristas e paramédicos”.

Whittall relatou que as primeiras equipes foram atacadas em 23 de março, após chegarem à área com ambulâncias e outros veículos de emergência. Posteriormente, outras equipes foram enviadas em busca dos desaparecidos e também foram alvos de ataques prolongados.

Militares israelenses alegam suspeita de uso por militantes

As Forças de Defesa de Israel justificaram os disparos alegando que os veículos eram “suspeitos” e poderiam estar sendo utilizados como cobertura por combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica. Ainda assim, a ONU reiterou que os veículos estavam claramente marcados como pertencentes a organizações humanitárias.

A equipe de busca, coordenada com autorização das autoridades israelenses, conseguiu recuperar os primeiros corpos na última quinta-feira. Os demais foram localizados no domingo. A ONU declarou que segue monitorando a situação e pediu investigações independentes sobre as circunstâncias dos ataques.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 160
Google News