17/04/2025 11:08:08

Política
30/03/2025 11:00:00

JHC descarta Senado e mira Governo de Alagoas: “será candidato a governador”

JHC descarta Senado e mira Governo de Alagoas: “será candidato a governador”

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), está decidido a deixar o comando da capital alagoana em abril do próximo ano para disputar um novo cargo eletivo. Segundo o secretário de Governo da prefeitura, Júnior Leão, o plano do prefeito é claro e direto: concorrer ao governo de Alagoas. “Se JHC fosse candidato a senador, não precisaria fazer os movimentos políticos que tem feito, ampliando a base. Ele ganharia a eleição de senador mesmo que fosse sozinho, porque vive um bom momento. Todos os movimentos apontam em direção ao governo”, afirmou.

Esses movimentos citados incluem alianças estratégicas com nomes influentes da política alagoana, como Alfredo Gaspar de Mendonça, Arthur Lira, Marx Beltrão, Fábio Costa, Antônio Albuquerque, Cabo Bebeto, Delegado Leonan, a família Pereira, entre outros grupos e lideranças importantes. A articulação sinaliza uma pré-campanha robusta e focada no Executivo estadual.

De acordo com Leão, a possibilidade de JHC disputar o Senado sequer é considerada nas conversas internas. “Acredito que o JHC só será candidato se for a governador. Sobre o Senado, ele nem toca nesse assunto”, garantiu.

A avaliação é de que JHC está se preparando para um embate direto com um nome de peso: o atual senador e ex-governador Renan Filho. Embora a decisão definitiva ainda não tenha sido anunciada, o caminho já parece traçado. A saída da prefeitura em abril de 2026 é dada como certa, e a candidatura ao Palácio República dos Palmares é o plano principal.

Ainda assim, há quem avalie que, diante da complexidade do cenário político e do peso da disputa, o jovem prefeito poderá ter um plano B. Nesse caso, o Senado seria uma alternativa viável, especialmente se as projeções eleitorais apontarem riscos elevados de derrota na corrida ao governo. Mesmo com tempo político pela frente, JHC poderá optar pela via mais segura para manter protagonismo e influência em nível estadual e nacional.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 160
Google News