Encerrando o primeiro trimestre de 2025 com resultados expressivos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrou o excelente desempenho de seis cursos que passaram recentemente pelo processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). Entre eles, Filosofia, Letras-Libras e Ciências Biológicas conquistaram a nota máxima 5, enquanto licenciatura em Música, Medicina e o bacharelado em Química obtiveram conceito 4. A conquista foi atribuída ao esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica envolvida em cada curso.
Letras-Libras foi um dos destaques com a nota 5. O coordenador do curso, professor Jair Barbosa da Silva, comemorou o resultado da avaliação in loco do MEC, enaltecendo a dedicação conjunta de professores, estudantes e técnicos administrativos. Também com nota máxima, o curso de Ciências Biológicas teve sua conquista celebrada pelo professor Olagide Wagner de Castro, que agradeceu a contribuição de diretores, colegiados, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), discentes e toda a equipe de apoio.
O curso de Filosofia igualmente alcançou o conceito 5. A coordenadora Taynam Bueno expressou sua satisfação pelo reconhecimento, lembrando que o desempenho positivo refletiu anos de dedicação e o trabalho colaborativo de docentes, técnicos e alunos. A professora mencionou o empenho de professores como Marcus José, Fernando Monegalha e Sacha Kontic, fundamentais na etapa final da avaliação. Ela também agradeceu à gestão da universidade e aos profissionais envolvidos na recente reforma do bloco de Filosofia, destacando a atuação das pró-reitorias, técnicos e trabalhadores que garantiram a infraestrutura adequada para a visita do MEC.
Além dos cursos com nota máxima, o gestor da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), professor Deywid Melo, informou que licenciatura em Música, Medicina e o bacharelado em Química foram avaliados com nota 4. Os três cursos pertencem ao Campus A.C. Simões e também foram motivo de comemoração, refletindo o compromisso da Ufal com a formação de qualidade.
O reitor da universidade, professor Josealdo Tonholo, parabenizou todos os envolvidos pelos resultados, ressaltando que os conceitos obtidos evidenciam o trabalho sério e comprometido da instituição. Segundo ele, essas avaliações fortalecem o papel da Ufal como promotora de uma educação pública de excelência, voltada à formação de profissionais qualificados e comprometidos com a transformação social.