Durante visita oficial ao Japão, a comitiva do Ministério da Educação do Brasil esteve na última quinta-feira, 27 de março, na escola pública Irifune Shogakko, localizada em Yokohama. A instituição atende alunos brasileiros e conta com o apoio da ONG ABC Japan, que atua para promover a equidade na aprendizagem entre estudantes nativos e estrangeiros no idioma japonês.
O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao país asiático e aproveitou a ocasião para dialogar com professores, gestores e estudantes brasileiros que optaram por estudar em escolas públicas japonesas. Em conversa com o diretor da escola, Kimitoshi Nakamura, Santana elogiou a valorização dedicada aos docentes no Japão e destacou a importância do acolhimento a estudantes imigrantes.
Adaptação de alunos brasileiros e valorização dos professores
Durante o encontro com a comunidade escolar, Camilo Santana afirmou que o incentivo e a integração são fatores fundamentais para a adaptação dos estudantes estrangeiros e a superação das barreiras educacionais. “Conversei com alunos, ouvi professores e dialogamos sobre os desafios que nos unem. Quando há incentivo, é possível adaptar o imigrante ao sistema local e superar barreiras para a aprendizagem – uma lição que vale para o Japão e também para o Brasil. Volto com ainda mais energia e convicção de que a educação é propulsora universal de desenvolvimento e o grande caminho para transformar vidas”, declarou.
Dados recentes apontam que a maioria dos brasileiros em idade escolar que vivem no Japão está matriculada em escolas públicas locais. Um número menor frequenta instituições privadas que seguem o currículo brasileiro.
Ministros discutem programas educacionais e futuro da cooperação
Na última agenda no Japão, o ministro Camilo Santana se reuniu com a ministra da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, Toshiko Abe. O diálogo abordou o memorando de entendimento firmado entre os dois países, que estabelece um mecanismo de consultas bilaterais a cada dois anos. Também foram discutidos temas como o programa Pé-de-Meia, que oferece incentivo financeiro-educacional a estudantes do ensino médio público no Brasil, e a possível criação de uma equivalência entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular japonês.
Brasil e Japão estreitam laços em diversas áreas
A visita oficial, iniciada no dia 24 de março, contou com a presença do presidente Lula, ministros, parlamentares, empresários e sindicalistas. Ao final dos quatro dias de compromissos, dez acordos foram assinados, além de quase 80 instrumentos de cooperação em áreas como transição energética, agricultura, educação, saúde, ciência, aviação e tecnologia.
Ao se despedir do país, Lula declarou que esta foi a mais importante de suas visitas ao Japão. No ano em que Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas, os países reforçaram o compromisso de encontros regulares entre chefes de Estado e discutiram ações conjuntas contra as mudanças climáticas, com foco na COP30, que será realizada em Belém, em 2025. Também houve consenso sobre a necessidade de fortalecer a democracia, o multilateralismo e promover reformas no Conselho de Segurança da ONU.