Familiares de João Basilino da Silva, de 64 anos, estão mobilizando as redes sociais em busca de doações de sangue tipo O-, essencial para que ele possa passar por uma cirurgia cardíaca. O paciente está internado no Hospital do Coração Alagoano, e de acordo com sua esposa, Marinalva Alves, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou que o estoque do tipo sanguíneo está zerado, por ser um dos mais raros.
Marinalva contou que João deu entrada na unidade hospitalar no dia 17 de março para realizar um cateterismo. Durante o procedimento, os médicos identificaram obstruções nas artérias coronárias. A equipe médica recomendou a realização de uma cirurgia de ponte de safena, mas o procedimento, marcado para a última sexta-feira (21), teve que ser adiado devido à indisponibilidade do sangue necessário.
As doações podem ser feitas no Hemoal do Hospital do Coração Alagoano ou na unidade do Hemocentro de Alagoas localizada no bairro Trapiche, em Maceió.
Quem pode doar sangue
De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas com boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, e peso mínimo de 50 quilos. Indivíduos que tiveram doenças como Chagas, hepatite após os 11 anos, sífilis ou HIV não estão aptos à doação.
Mulheres devem aguardar três meses entre uma doação e outra, enquanto homens devem respeitar um intervalo de dois meses. Também é necessário não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evitar comidas gordurosas antes da doação.
Quem realizou tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercings deve aguardar um ano antes de doar sangue novamente.