24/04/2025 20:06:48

Educação
26/03/2025 07:00:00

Mais de 70 instituições de ensino recebem Selo ODS Educação por ações sustentáveis

Mais de 70 instituições de ensino recebem Selo ODS Educação por ações sustentáveis

Um total de 74 instituições de ensino brasileiras foi agraciado com o Selo ODS Educação, concedido como reconhecimento por iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, foram reconhecidas 909 ações desenvolvidas em 2024 que demonstram o comprometimento das instituições com a promoção de um futuro mais sustentável, justo e inclusivo. A cerimônia de entrega ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 20 de março.

Reconhecimento integra programa da UnB com apoio do MEC

A certificação integra o Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, promovido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Selo Social e outras entidades da sociedade civil, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). A representante da Sesu, Maria Nilza da Silva, esteve presente e destacou o alinhamento do ministério com todos os 17 ODS e o 18º, relacionado à igualdade racial.

Em sua fala, Nilza ressaltou o foco do MEC no Objetivo 4, que trata da garantia de uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, destacando programas como Pé-de-Meia, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral e a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), como ações que fortalecem não apenas o acesso à educação, mas também a permanência e a conclusão dos estudos com dignidade.

Instituições comprovam impacto social positivo de seus projetos

Para conquistar o Selo, as instituições precisaram demonstrar que seus projetos estavam vinculados à educação, contribuíam com ao menos um dos ODS e geravam efeitos sociais positivos. A avaliação foi realizada por uma comissão especializada, que validou o impacto e a relevância das ações.

A certificação evidencia o papel da educação na promoção do desenvolvimento sustentável, equilibrando crescimento econômico, proteção ambiental e inclusão social. Além disso, valoriza o esforço coletivo de escolas, universidades e institutos na construção de uma sociedade mais consciente e preparada para os desafios globais.

UFRJ sediou evento; próximas edições terão novas anfitriãs

Este ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a anfitriã da cerimônia. Em anos anteriores, o papel coube à UnB (2023) e à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, em 2024). Em 2026, a responsabilidade será da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 15
Google News