Uma operação integrada entre policiais militares do 3° Batalhão de Tefé e do 5° Batalhão de Coari resultou na apreensão de cerca de 2 toneladas de entorpecentes, avaliadas em mais de R$ 36 milhões. A ação aconteceu na tarde de segunda-feira (24), por volta das 12h, durante patrulhamento ostensivo nas águas do rio Solimões, nas proximidades do município de Fonte Boa, distante 680 quilômetros de Manaus.
Criminosos fogem após confronto armado com a polícia
De acordo com o tenente-coronel Pedro Moreira, responsável pela operação, a missão visava o combate ao tráfico de drogas e à pirataria nos rios da região. Durante o patrulhamento, os policiais avistaram uma lancha branca coberta com uma lona azul, navegando em alta velocidade do outro lado do rio. A embarcação levantou suspeitas, e a equipe iniciou uma abordagem.
Ao se aproximarem da lancha, os ocupantes dispararam contra os militares, que responderam à agressão com tiros. Na tentativa de escapar, os suspeitos conduziram a embarcação para uma área de mata alagada, colidindo com um tronco de árvore. O impacto causou a queda dos motores da lancha na água. Em seguida, os criminosos abandonaram o barco e fugiram nadando, desaparecendo no rio.
Apreensão inclui maconha tipo skunk, cocaína e embarcação
Durante a revista na embarcação abandonada, foram localizados diversos sacos de fibra contendo tabletes de entorpecentes. Todo o material apreendido foi encaminhado ao 55° Distrito Integrado de Polícia (DIP). O balanço da apreensão inclui 1.915 quilos de maconha do tipo skunk, 17 quilos de cloridrato de cocaína e 5 quilos de pasta base de cocaína. Também foi recolhido um bote de alumínio de sete metros de comprimento, que estava sem os motores.