22/04/2025 20:14:09

Polícia
25/03/2025 21:00:00

Esquema de falsificação de atestados médicos é descoberto e funcionários de UPA em Maceió são demitidos

Esquema de falsificação de atestados médicos é descoberto e funcionários de UPA em Maceió são demitidos

Um esquema de falsificação de atestados médicos foi descoberto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, em Maceió, levando à demissão de quatro funcionários suspeitos de utilizar documentos falsos para justificar faltas ao trabalho. A fraude veio à tona após uma médica identificar o uso indevido de seu nome e registro profissional em atestados que não foram emitidos por ela.

A profissional, que atua em unidades de saúde no município de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, registrou um Boletim de Ocorrência no 14º Distrito Policial, relatando que, no dia 17 de março, tomou conhecimento de que seu carimbo havia sido utilizado de forma irregular. Segundo ela, o carimbo pode ter sido extraviado durante o trabalho e posteriormente devolvido sem que ela percebesse.

Direção da UPA desconfiou e denunciou uso dos documentos

A descoberta começou após o diretor da UPA do Tabuleiro entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Satuba para confirmar a autenticidade de três atestados entregues por diferentes funcionários, todos assinados pela mesma médica. Ao analisar imagens dos documentos, a médica negou ter emitido qualquer um deles, apontando divergências na caligrafia e na assinatura.

Ela ainda afirmou que não estava de plantão nas datas indicadas nos atestados e que não há registros de atendimento das pacientes citadas nos documentos nos dias mencionados. Com essas informações, a direção da unidade foi informada de que os documentos eram falsos e deveria agir de forma imediata.

Funcionários são desligados e investigação é aberta

Com a confirmação da fraude, quatro funcionários foram demitidos. A Polícia Civil abriu investigação para apurar o caso. A Secretaria Municipal de Saúde de Satuba, onde o carimbo supostamente foi extraviado, informou que o episódio está sendo apurado internamente e que medidas foram tomadas para alertar todos os profissionais da rede sobre a gravidade da situação.

“Nós orientamos a médica a procurar a polícia e comunicamos à direção da UPA que se tratava de documentos falsos, que deveriam ser invalidados”, explicou a secretária de Saúde de Satuba, Tainá Nobre.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável pela administração da UPA do Tabuleiro do Martins, também foi contatada e informou que deve se pronunciar sobre o caso em breve.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 12
Google News