A Receita Federal iniciou nesta segunda-feira (24), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de março de 2025. Serão pagos R$ 253.876.963,84 a 120.039 contribuintes que haviam caído na malha fina, mas regularizaram sua situação fiscal.
Contribuintes com prioridade legal recebem primeiro
De acordo com a legislação, têm prioridade no pagamento os contribuintes com mais de 80 anos, seguidos por pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. A ordem respeita o critério de prioridade estabelecido por lei.
Como consultar se está no lote de restituição
Para verificar se está entre os beneficiados, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e clicar na opção "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta pelo portal e-CAC, com login via conta gov.br.
Depósito é feito diretamente na conta informada na declaração
O valor da restituição é depositado na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da entrega da declaração. Caso haja erro nos dados bancários, o pagamento não é realizado.
Nessas situações, é possível solicitar a retificação por meio do site do Banco do Brasil, parceiro da Receita Federal, dentro de um prazo de até um ano. Também estão disponíveis os canais de atendimento telefônico:
– 4004-0001 (capitais),
– 0800-729-0001 (outras regiões),
– 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).