Entre os dias 16 e 22 de março, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) retirou de circulação 27 armas de fogo e aproximadamente 16 quilos de drogas em diversas ações realizadas em todo o estado. Os dados foram divulgados neste domingo (23) pelo setor de estatísticas e ciência aplicada da corporação.
Maceió liderou o número de apreensões de armamentos, com sete armas localizadas: quatro revólveres, três pistolas e uma espingarda. Além da capital, outras dez cidades também registraram apreensões de armas. Em União dos Palmares, por exemplo, foram apreendidas cinco espingardas em diferentes ocorrências atendidas por guarnições da PM.
No que se refere ao tráfico de entorpecentes, a maconha foi a droga mais encontrada durante as operações. Do total de substâncias ilegais apreendidas, cerca de 14 quilos correspondem a essa droga. A cidade de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, foi destaque com apreensões que ultrapassaram 11,5 quilos entre maconha e cocaína.
Um dos casos ocorreu na Grota da Biquinha, em Rio Largo, no sábado (22), quando o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou uma incursão e encontrou aproximadamente 740 gramas de maconha divididas em dois tabletes. Os suspeitos conseguiram fugir ao notar a aproximação da equipe. O material foi encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
Em outra ação, no município de Joaquim Gomes, policiais do 14º Batalhão apreenderam mais de 62 pedras de crack em uma residência denunciada como ponto de tráfico. A operação também ocorreu no sábado (22) e resultou na prisão de um homem de 25 anos. A prisão se deu após denúncias anônimas que indicavam o local como base para comercialização de entorpecentes. O suspeito foi levado à delegacia de Matriz do Camaragibe, onde foram iniciados os trâmites legais.
Além de Rio Largo, outros 11 municípios alagoanos tiveram ocorrências envolvendo apreensão de drogas, entre eles Arapiraca e Santana do Ipanema.