O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta segunda-feira (17), mais uma etapa da capacitação “Noções e Primeiros Socorros” voltada para professores e profissionais de apoio da rede municipal de educação infantil de Maceió. O curso, que ocorreu no Auditório Paulo Freire, no bairro Cambona, faz parte do Projeto Creche Segura e seguirá até 31 de março, com a meta de capacitar 215 profissionais.
A iniciativa atende à Lei Lucas (Lei 13.722/2018), que exige a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica para que estejam preparados para agir em emergências. Durante a formação, os participantes receberam instruções sobre primeiros socorros em situações como engasgo, parada cardiorrespiratória, crises convulsivas e choque elétrico, combinando teoria e prática.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da capacitação. “Nossos profissionais compartilham conhecimentos essenciais para evitar tragédias como a do pequeno Lucas. Ensinar primeiros socorros é dar aos educadores ferramentas que podem salvar vidas no ambiente escolar”, afirmou.
O coordenador da Formação Continuada dos Profissionais de Educação de Maceió, Ricardo Almeida Maciel, ressaltou que a capacitação é fundamental para garantir a segurança das crianças. “A formação em primeiros socorros vai além da infraestrutura e cuidados básicos. Ela prepara os profissionais para agir corretamente diante de situações de emergência. A parceria com o Samu tem sido muito produtiva”, declarou.
Anyerlly Darly Leandro Farias, auxiliar de crianças especiais do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Graciliano Ramos, avaliou positivamente o treinamento. “Aprendemos como salvar vidas em casos de afogamento, parada cardiorrespiratória e engasgo. Essa capacitação nos deu segurança para agir corretamente em situações do dia a dia”, relatou.
O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Maceió, médico Antonio Luiz Mansur Branco, reforçou o papel dos educadores na resposta a emergências. “Os professores têm um papel crucial nesses momentos. Ter conhecimento sobre primeiros socorros permite que eles ajam rapidamente diante de um engasgo, desmaio ou qualquer outra intercorrência, contribuindo diretamente para salvar vidas”, afirmou.
A capacitação segue até o fim do mês, preparando os profissionais para lidar com emergências no ambiente escolar e reforçando a segurança das crianças.