17/04/2025 11:43:19

Acidente
19/03/2025 06:00:00

DMTT anuncia mudanças no trânsito e transporte no Centro de Maceió

DMTT anuncia mudanças no trânsito e transporte no Centro de Maceió

O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Maceió anunciou, nesta terça-feira (18), uma série de mudanças que entrarão em vigor ainda neste mês de março no Centro da cidade. As alterações incluem novos itinerários de ônibus e a implantação de faixas verdes para pedestres, medidas que visam melhorar a mobilidade na região.

De acordo com o diretor-presidente do DMTT, André Costa, a iniciativa já prepara o sistema viário para a futura implementação do Bus Rapid Transit (BRT), um sistema de transporte rápido e de alta capacidade. Uma das principais mudanças será a redistribuição dos pontos de ônibus que vêm da parte alta da cidade, pelo corredor Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Esses veículos deixarão de circular pela Rua do Comércio e passarão a utilizar as ruas Cincinato Pinto e Rua do Sol.

"Hoje, os ônibus enfrentam dificuldades para atravessar o Centro, o que atrasa o tempo total da viagem. Para solucionar isso, será criado um mini anel viário, com faixa preferencial à direita, permitindo que o transporte coletivo tenha mais agilidade", explicou Costa.

Faixa Verde para pedestres

Além das mudanças no transporte público, o DMTT anunciou a implantação de trechos de faixa verde para melhorar a circulação dos pedestres no Centro. "Nosso objetivo é dar mais espaço para as pessoas caminharem com segurança, além de criar áreas específicas para carga e descarga, embarque e desembarque de transportes por aplicativo e ônibus de turismo. Queremos revitalizar o roteiro turístico do Centro e integrá-lo ao restante da cidade", afirmou o diretor-presidente.

O projeto foi elaborado com base em estudos detalhados, incluindo contagem veicular, análise de GPS dos ônibus e levantamentos de origem e destino dos passageiros. Segundo Costa, a proposta é planejada para o futuro, garantindo uma mobilidade mais eficiente na região.

Cronograma das mudanças

As alterações começam ainda neste mês de março, com a primeira etapa de sinalização. No mês de abril, serão intensificados os trabalhos de pintura e renovação das faixas. Durante datas de grande fluxo no comércio, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, as obras poderão ser suspensas temporariamente para evitar transtornos.

A Aliança Comercial, que representa os lojistas do Centro, participou da reunião com o DMTT e contribuiu com sugestões para garantir que as mudanças não prejudiquem o comércio e a população. "As alterações são necessárias para modernizar o Centro e evitar sua decadência. A Prefeitura também já sinalizou sobre a reforma do calçadão e a criação do Centro Administrativo, o que contribuirá para essa revitalização", destacou o presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 160
Google News