O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu coletas externas de sangue nesta terça-feira, 18 de março de 2025, nas cidades de Arapiraca e União dos Palmares. As ações ocorreram simultaneamente das 8h às 16h, com o objetivo de manter os estoques de sangue em níveis adequados para suprir a demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do estado.
O Hemoal Maceió atende os moradores de 56 municípios das regiões do litoral Norte e Sul, da zona metropolitana, da Zona da Mata e do Vale do Paraíba, enquanto o Hemoal Arapiraca é responsável pelo fornecimento de sangue para 46 cidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Para ser doador voluntário, é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Pessoas que tiveram doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. Além disso, mulheres precisam respeitar um intervalo mínimo de três meses entre as doações, enquanto os homens devem aguardar dois meses.
Aqueles que realizaram tatuagens, colocaram piercings, fizeram maquiagem definitiva ou micropigmentação ficam impedidos de doar por um ano. Já os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um responsável legal e apresentar documento de identificação. Todas essas medidas são essenciais para garantir a segurança dos doadores e dos pacientes que dependem das transfusões nos hospitais e maternidades públicas de Alagoas.