A Receita Federal disponibilizou, nesta segunda-feira (17), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ainda que de forma parcial. O documento pode ser acessado pelos contribuintes para agilizar o envio das informações referentes ao ano-calendário de 2024. O prazo para a entrega da declaração começou hoje e se estende até o dia 30 de maio, às 23h59min59s.
Nesta etapa inicial, a declaração pré-preenchida já inclui rendimentos e pagamentos registrados em documentos como a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob), a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) e o Carnê-Leão Web. Também foram incorporados dados sobre rendimentos isentos por moléstia grave, códigos de juros e restituições recebidas no ano passado.
A Receita Federal informou que até 1º de abril novos dados serão adicionados à declaração pré-preenchida, incluindo saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações, criptoativos, contas e ativos no exterior, além de contribuições para a previdência privada.
O atraso na liberação do documento se deve à greve dos auditores-fiscais, que afetou o processamento dos dados. Apesar disso, o uso da declaração pré-preenchida continua sendo uma opção vantajosa para os contribuintes, já que facilita o preenchimento do documento e dá prioridade na restituição.
A Receita recomenda que os contribuintes tenham em mãos toda a documentação necessária para conferir as informações importadas e, caso haja divergências, façam as correções manuais antes do envio. Para este ano, a expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues, um aumento de 6% em relação a 2024.