24/04/2025 20:11:02

Acidente
18/03/2025 10:00:00

Incêndio em boate na Macedônia do Norte deixa 59 mortos e leva à prisão de 15 pessoas

Incêndio em boate na Macedônia do Norte deixa 59 mortos e leva à prisão de 15 pessoas

Um incêndio na boate Pulse, na cidade de Kocani, na Macedônia do Norte, resultou na morte de pelo menos 59 pessoas e deixou outras 150 feridas na madrugada deste domingo (16). A tragédia, considerada a mais fatal dos últimos tempos no país, guarda semelhanças com o incêndio na boate Kiss, no Brasil, em 2013.

O fogo teve início por volta das 3h (horário local) durante um show da banda DNK, quando artefatos pirotécnicos atingiram uma espuma de isolamento inflamável, liberando uma fumaça tóxica. As chamas se alastraram rapidamente pelo local, levando a um cenário de pânico. A maioria das vítimas morreu sufocada pela fumaça, enquanto outras foram vítimas de queimaduras ou pisoteadas na tentativa de evacuação.

Entre os feridos, 20 estão em estado grave e foram transferidos para hospitais em cidades próximas e até para países vizinhos, como Turquia, Grécia e Bulgária. O governo macedônio decretou sete dias de luto oficial, e o primeiro-ministro Hristijan Mickoski lamentou a perda de "tantas vidas jovens".

A superlotação foi outro fator determinante para a tragédia. Embora apenas 250 ingressos tenham sido vendidos, cerca de 500 pessoas estavam dentro da boate no momento do incêndio, dificultando a saída e agravando o número de vítimas.

A polícia prendeu 15 pessoas, incluindo o gerente da boate e o filho do proprietário. Entre os detidos, há uma ex-integrante do governo, acusada de ter recebido propina para conceder uma licença falsa ao estabelecimento. As investigações apontam que a boate operava sem autorização oficial e apresentava várias irregularidades, como a ausência de extintores suficientes e a existência de apenas uma saída de emergência.

O ministro do Interior, Panche Toshkovski, afirmou que as autoridades irão responsabilizar todos os envolvidos na emissão de licenças ilegais, reforçando que a tragédia expôs um esquema de corrupção. Enquanto as investigações continuam, a população da Macedônia do Norte enfrenta o luto por uma das maiores tragédias de sua história recente.



Enquete
Ex-Governador e atual Senador Renan Filho pretende voltar ao Governo de Alagoas, Você concorda?
Total de votos: 15
Google News