07/10/2025 03:02:04

Acidente
16/03/2025 10:00:00

Mais de 86 mil eleitores podem ter título cancelado em Alagoas por ausência nas urnas

Mais de 86 mil eleitores podem ter título cancelado em Alagoas por ausência nas urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que 86.060 eleitores de Alagoas correm o risco de ter o título cancelado por não comparecerem às urnas em três turnos consecutivos, sem justificar a ausência ou pagar as multas dentro do prazo. Para evitar o cancelamento, os eleitores precisam regularizar a situação até o dia 19 de maio.

Além de impedir o voto, o cancelamento do título traz consequências como a impossibilidade de assumir cargo público, obter passaporte, se matricular em instituições de ensino e realizar atos que exijam quitação eleitoral.

A regularização pode ser feita online, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) ou pelo aplicativo e-Título, com pagamento das multas via boleto, Pix ou cartão de crédito. Também é possível comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais ou às Centrais de Atendimento ao Eleitor, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Nos atendimentos presenciais, os eleitores também podem realizar a coleta de biometria, atualizar dados cadastrais e incluir nome social ou autodeclaração racial. Para verificar se o título está passível de cancelamento, basta acessar o portal do TRE/AL e consultar a situação eleitoral no Autoatendimento do Eleitor.

O cancelamento não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e não alfabetizados), pessoas com deficiência que comprovem dificuldades para votar e casos de justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.