Um voo transportando 135 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousa na manhã deste sábado (15) em Fortaleza, Ceará. Esta é a quarta operação de repatriação organizada pelo governo federal em parceria com o governo estadual, garantindo assistência psicológica, social, alimentação e materiais de higiene pessoal aos deportados.
A iniciativa é coordenada pelos Ministérios dos Direitos Humanos, Defesa e Justiça, com o objetivo de proporcionar um retorno digno e seguro aos cidadãos. Após a triagem inicial em Fortaleza, aqueles que desejarem seguir para Minas Gerais terão um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) à disposição, com destino a Confins, previsto para chegar às 15h.
Histórico e mudanças na operação
Este é o quarto voo de deportação realizado em 2025, seguindo operações anteriores nos dias 24 de janeiro, 7 e 21 de fevereiro, que trouxeram ao Brasil 158, 113 e 90 passageiros, respectivamente.
Uma das principais controvérsias dos voos anteriores foi o uso de algemas pelos agentes dos Estados Unidos, prática que gerou críticas e preocupações. No primeiro voo, os deportados permaneceram algemados até a chegada em Confins, após uma escala em Manaus.
Após intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o uso de algemas foi proibido para brasileiros deportados. Com essa mudança, os voos agora chegam diretamente a Fortaleza, onde as algemas são retiradas, reduzindo o tempo de restrição para os passageiros.