O Hamas anunciou nesta sexta-feira (14) que concordou em libertar o refém israelense-americano Edan Alexander e devolver os corpos de outros quatro reféns que tinham dupla nacionalidade israelense e americana. No entanto, o grupo não detalhou quais serão suas exigências em troca da libertação dos cinco reféns restantes.
Fontes indicam que o Hamas pode exigir a libertação de prisioneiros palestinos e a extensão do cessar-fogo na Faixa de Gaza como parte das negociações.
Segundo o site Axios, a declaração do grupo menciona que, na quinta-feira (13), representantes do Hamas se reuniram com mediadores do Catar e do Egito, que apresentaram uma proposta para prolongar a trégua. O Hamas afirmou ter recebido a proposta de maneira responsável e com uma postura positiva, indicando disposição para iniciar as negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo. O grupo também pediu que Israel seja pressionado a cumprir seus compromissos.
Edan Alexander foi sequestrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, durante o ataque que resultou na invasão de diversas áreas de Israel.