O papa Francisco completou nesta quinta-feira (13) doze anos à frente da Igreja Católica, celebrando a data em meio ao seu período de internação no Policlínico Gemelli, em Roma. Apesar do feriado no Vaticano, nenhuma comemoração oficial foi programada, mas uma missa de ação de graças foi realizada na capela do hospital, reunindo fiéis que levaram cartazes em homenagem ao pontífice.
Na sexta-feira (14), uma nova celebração acontecerá na Capela Paulina, no Palácio Apostólico, às 10h30 (6h30 no horário de Brasília). A missa será conduzida pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, e contará com a presença de embaixadores e representantes diplomáticos credenciados junto ao Vaticano.
De acordo com o boletim médico divulgado na quarta-feira (12), Francisco apresenta um quadro estável, mas sua situação ainda exige cuidados. O papa continua recebendo oxigênio de alto fluxo por cânulas nasais durante o dia e utiliza uma máscara não invasiva à noite para auxiliar na recuperação de um quadro de pneumonia.
Mesmo no hospital, o pontífice tem acompanhado os exercícios espirituais da Quaresma na Sala Paulo VI, além de seguir sua rotina de orações, fisioterapia respiratória e motora, conciliando os tratamentos médicos com sua agenda religiosa.