25/03/2025 22:43:17

Acidente
14/03/2025 11:00:00

Zanin agenda julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

Zanin agenda julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, marcou para as 9h30 do dia 25 de março o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre as acusações apresentadas contra Bolsonaro e os demais denunciados, estão a liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O ministro Alexandre de Moraes liberou nesta quinta-feira (13/3) a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise da 1ª Turma do STF, que é presidida por Zanin. Além disso, Moraes solicitou que o julgamento do chamado Núcleo 1 ocorra de forma presencial. Esse grupo inclui, além de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e Braga Netto.

Os ministros Cristiano Zanin, Carmen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino serão responsáveis por decidir se aceitam ou não as acusações apresentadas.

A PGR reforçou sua denúncia após a apresentação das defesas de todos os acusados. “A manifestação é pelo recebimento da denúncia”, declarou Paulo Gonet, chefe da PGR.

O procurador também rebateu os argumentos das defesas dos investigados, que pediram, entre outros pontos, a anulação do acordo de delação premiada do ex-ajudante de ordens da Presidência da República, tenente-coronel Mauro Cid. Os advogados de Bolsonaro alegam que houve pressão para que Cid colaborasse com a investigação, comprometendo seu direito à defesa.

No entanto, segundo a PGR, Mauro Cid esteve sempre assistido por seus advogados e reafirmou voluntariamente o acordo firmado. “Não há fato novo que justifique a alteração desse entendimento”, afirmou a Procuradoria, ressaltando que o próprio Cid, ao apresentar sua defesa, reiterou o compromisso com os termos do acordo.

O julgamento dessa denúncia pode definir os próximos passos do caso, em um dos processos mais aguardados no cenário político brasileiro.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 91
Google News