Federação de Bancos e confederações anunciam bolsas de estudo para capacitar mulheres em tecnologia
A Federação Brasileira de Bancos, em parceria com as confederações de bancários, anunciou nesta terça-feira, dia onze, a oferta de bolsas de estudo gratuitas para capacitação de mulheres no setor de tecnologia. Ao todo, serão disponibilizadas três mil e cem bolsas, sendo três mil para iniciação em programação e cem para formação em análise de dados.
Iniciativa busca ampliar participação feminina na tecnologia
O principal objetivo da iniciativa é ampliar as oportunidades de contratação de mulheres em um setor no qual elas ainda são minoria. O projeto faz parte do que foi estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho do biênio dois mil e vinte e quatro a dois mil e vinte e seis, negociada entre entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores do setor financeiro. Entre as diretrizes acordadas, está a realização de ações voltadas à equidade de gênero no mercado de trabalho.
Cursos de iniciação em programação serão oferecidos online
As bolsas para cursos de programação estarão disponíveis para mulheres de todas as regiões do país, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas terão carga horária entre quinze e vinte horas e serão totalmente online, com emissão de certificado ao término da formação.
Serão oferecidos dois cursos, ambos coordenados pela plataforma Programaria. O primeiro é "Análise de Dados: Meus Primeiros Passos em Python", cujas inscrições podem ser realizadas até o dia dezenove de março. O segundo curso, "Front-End: Minha Primeira Página Web", também está com inscrições abertas.
Formação em análise de dados terá carga horária de seiscentas horas
Para as cem vagas destinadas à formação em análise de dados, o curso será coordenado pelo Instituto Laboratoria e terá duração de seis meses, totalizando seiscentas horas de conteúdo. A programação exigirá quatro horas presenciais semanais, além de dez horas remotas e assíncronas ao longo de vinte semanas.
Os critérios para inscrição incluem identificar-se como mulher, ter mais de dezoito anos e ensino médio completo. O prazo para candidatura encerra-se na sexta-feira, dia quatorze, e a seleção contará com teste online e entrevista. Mais detalhes sobre o curso estão disponíveis no site oficial do programa.