O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inaugurou, nesta segunda-feira (10), seu novo serviço de radioterapia, um avanço que permitiu zerar a fila de pacientes aguardando esse tratamento no estado. O serviço, viabilizado por um investimento de R$ 6 milhões destinados pelo deputado federal Arthur Lira (PP), conta com tecnologia de ponta, inédita em unidades hospitalares públicas e privadas de Alagoas.
O novo equipamento beneficia milhares de pacientes atendidos pelo Centro de Oncologia (Cacon) do HU e coloca o hospital em um patamar de excelência no tratamento do câncer. Equipamentos semelhantes são encontrados apenas em centros de referência nacionais, como os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos em São Paulo.
Durante a solenidade de entrega do serviço, Arthur Lira destacou a importância do investimento para o tratamento oncológico no estado. “Hoje é um dia de vitória para todos os pacientes do Cacon e para a saúde de Alagoas. Esses recursos de minha autoria foram muito bem aplicados e estão salvando vidas por meio do SUS. Nosso mandato seguirá trabalhando pela nossa gente”, afirmou.
Além de ampliar a capacidade de atendimento, o novo serviço permite a realização de radiocirurgias, um método avançado que reduz a necessidade de múltiplas sessões de radioterapia, preservando tecidos saudáveis e melhorando a precisão no combate ao câncer. Com a nova tecnologia, pacientes que antes precisavam de 20 sessões agora podem ser tratados em apenas cinco.
Os R$ 6 milhões investidos foram aplicados na modernização do Acelerador Linear, adquirido pelo hospital em 2022. Atualmente, cerca de 45 pacientes realizam radioterapia diariamente no HU, totalizando quase 1.000 atendimentos por mês. O superintendente do hospital, Célio Rodrigues, e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, enfatizaram que a modernização coloca o hospital entre os principais centros de referência no tratamento do câncer no Brasil.