15/03/2025 02:31:09

Acidente
11/03/2025 22:00:00

Erupção do vulcão Fuego força retirada de milhares de pessoas na Guatemala

Erupção do vulcão Fuego força retirada de milhares de pessoas na Guatemala

O vulcão Fuego, um dos mais ativos do mundo, entrou em erupção na Guatemala, levando as autoridades a evacuar cerca de 300 famílias e a alertar para o risco iminente de deslocação de outras 30.000 pessoas na região. Localizado a aproximadamente 60 quilômetros da Cidade da Guatemala, o vulcão expeliu cinzas e material vulcânico, levando ao fechamento de escolas e ao bloqueio de uma estrada crucial que conecta diversas comunidades.

Os especialistas do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) destacam que o maior perigo não é apenas a erupção, mas os lahars – um fluxo destrutivo de cinzas, lama, rochas e detritos que pode soterrar vilarejos inteiros. O vulcão, que tem 3.763 metros de altura, estava inativo há apenas 50 dias. Sua última erupção significativa ocorreu em junho de 2023, e um episódio anterior, em 2018, resultou na morte de 194 pessoas e no desaparecimento de outras 234.

Isaac García, morador da cidade de El Porvenir, situada nas encostas do vulcão, recordou a tragédia de 2018 ao decidir abandonar sua casa com a família e buscar refúgio em um abrigo público na cidade de San Juan Alotenango.

A agência de desastres da Guatemala informou que o fluxo de material vulcânico ainda é moderado, mas pode se intensificar nas próximas horas. Além disso, as cinzas expelidas pelo vulcão podem alcançar até 7.000 metros de altura, impactando as operações aéreas na região. As autoridades seguem monitorando a atividade vulcânica e reforçam o alerta para que a população siga as orientações de evacuação.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 64
Google News