Além de fornecer energia para enfrentar o dia, o café da manhã pode contribuir para a saúde do coração. Um estudo publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging revelou uma associação entre essa refeição e a redução do risco de problemas cardiovasculares.
Pesquisa destaca benefícios do café da manhã para o coração
O estudo, realizado na Espanha, acompanhou 383 participantes do projeto PREDIMED-Plus por três anos. Todos tinham entre 55 e 75 anos e estavam acima do peso ou com obesidade. Os resultados indicaram que aqueles que consumiam um café da manhã equilibrado apresentavam menor circunferência da cintura e melhor controle dos níveis de colesterol e triglicérides. Esses fatores são cruciais na prevenção de doenças como a aterosclerose, que pode levar a infartos e outros problemas cardíacos.
Segundo a nutricionista Carla Muroya, do Hospital Israelita Albert Einstein, a explicação pode estar no fato de que quem mantém uma alimentação saudável no café da manhã tende a seguir padrões mais equilibrados ao longo do dia.
Refeição matinal contribui para o controle do peso e saciedade
Além da proteção cardiovascular, outros estudos sugerem que o café da manhã pode ajudar no controle do peso, reduzindo a fome ao longo do dia. No entanto, há quem prefira pular essa refeição, seja por falta de apetite pela manhã ou por hábitos alimentares noturnos mais intensos.
Para aqueles que não sentem fome ao acordar, a nutricionista Daniela Boulos recomenda respeitar a individualidade, mas buscar opções leves, como uma fruta ou um copo de leite. Para crianças que têm dificuldade de comer cedo, uma sugestão é oferecer um lanche mais reforçado na escola.
Dicas para incluir o café da manhã na rotina
Para quem tem pouco tempo pela manhã, o planejamento pode fazer a diferença. Deixar alimentos preparados na noite anterior, como a overnight oat (mistura de aveia, frutas, castanhas e leite deixada na geladeira), pode facilitar o hábito. Shakes proteicos também são boas alternativas, desde que os rótulos sejam analisados para evitar excesso de açúcares e aditivos artificiais.
O que incluir no café da manhã?
A composição ideal do café da manhã varia conforme as preferências individuais, mas deve conter fontes de proteínas, carboidratos e fibras.
Ao equilibrar esses grupos alimentares, o café da manhã se torna um aliado da saúde, trazendo benefícios que vão além da disposição para o dia a dia.