06/10/2025 22:18:56

Acidente
08/03/2025 14:00:00

FBI prende soldados dos EUA acusados de vender informações militares sigilosas à China

FBI prende soldados dos EUA acusados de vender informações militares sigilosas à China

O FBI prendeu, na quinta-feira (6), três indivíduos suspeitos de envolvimento no roubo e na venda de informações militares sigilosas para contatos na China. Entre os detidos está Jian Zhao, sargento de suprimentos do Exército dos EUA, acusado de repassar dados confidenciais enquanto servia em uma base militar no estado de Washington. Segundo o Departamento de Justiça, Zhao coletou discos rígidos classificados e um computador do governo americano, vendendo-os a contatos chineses. O esquema teria começado em julho de 2024 e lhe rendido pelo menos US$ 15 mil.

Além de Zhao, foram presos Li Tian, outro militar da ativa, e Ruoyu Duan, ex-integrante das Forças Armadas. O FBI aponta que Tian obteve informações sobre sistemas de armas e capacidades operacionais do Exército dos EUA, repassando-as a Duan entre novembro de 2021 e dezembro de 2024, em troca de um valor não especificado. Ambos também enfrentam acusações de suborno e roubo de bens do governo.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, declarou que os suspeitos "trabalharam ativamente para enfraquecer as capacidades de defesa dos Estados Unidos e fortalecer nossos adversários na China", garantindo que eles serão julgados com rigor. As investigações continuam para determinar o alcance da operação e identificar outros possíveis envolvidos.