O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (6), que fará mudanças nas regras do Pix, exigindo que os bancos excluam chaves vinculadas a CPFs e CNPJs com irregularidades na Receita Federal. A medida tem como objetivo aprimorar a segurança do sistema e combater fraudes, sem impactar o uso do Pix para pagamentos de impostos ou outras obrigações financeiras.
Atualmente, existem 173 milhões de usuários cadastrados no Pix, sendo 157,8 milhões de pessoas físicas e 15,6 milhões de empresas. No entanto, cerca de oito milhões de chaves apresentam alguma inconsistência na base de dados da Receita Federal. A maior parte desses casos está relacionada a erros de grafia nos nomes cadastrados.
Para verificar se seu CPF está regular, acesse o site da Receita Federal no link:
???? Consulta de Situação Cadastral no CPF
Informe seu CPF e sua data de nascimento e clique em "Consultar". Se a situação estiver regular, não há pendências.
Para empresas, a consulta pode ser feita no link:
???? Consulta de Situação Cadastral no CNPJ
Se o CNPJ estiver regular, não há impedimentos para o uso do Pix.
Se o CPF ou CNPJ estiver irregular, os bancos terão um mês para corrigir a informação junto aos clientes. Caso não haja regularização, as chaves serão removidas. As instituições que descumprirem essa regra podem ser multadas em R$ 50 mil e sofrer sanções do Banco Central.
Após resolver as pendências com a Receita Federal, os clientes deverão entrar em contato com o banco onde a chave Pix estava cadastrada. Cada instituição financeira definirá o processo para reativação da chave, garantindo que os dados estejam corretos.
Segundo o Banco Central, o número de chaves Pix cadastradas tem crescido rapidamente, o que exigiu uma revisão das regras para garantir maior segurança e conformidade com a Receita Federal. A medida busca evitar fraudes e proteger os usuários do sistema.
A nova regra não está relacionada ao pagamento de impostos, mas sim à identificação cadastral correta dos titulares. O BC reforça que o objetivo é melhorar a confiabilidade do sistema sem prejudicar os usuários regulares do Pix.