A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta sexta-feira (7/3), uma operação para desarticular uma organização criminosa responsável pela criação de um banco falso em Goiânia. A ação, conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais de Anápolis (3ª DRP), tem como objetivo cumprir 83 medidas judiciais em cidades como Goiânia-GO, Aparecida de Goiânia-GO e Sobradinho-DF.
A operação, batizada de La Casa de Papel, busca desmantelar o grupo que atuava em um prédio de alto padrão na capital goiana, onde simulava o funcionamento de uma instituição bancária. O esquema criminoso visava obter vantagens ilícitas por meio de operações financeiras fraudulentas, em que as vítimas eram induzidas a oferecer seus imóveis como garantia de empréstimos para terceiros e ainda pagar altas taxas para a liberação dos valores, que nunca eram repassados.
Durante a ação, a PCGO informou que uma das medidas cumpridas resultou na apreensão de R$ 3,3 milhões pertencentes aos investigados, reforçando o impacto financeiro da fraude aplicada pelo grupo.