06/10/2025 21:38:11

Polícia
06/03/2025 22:30:00

Polícia desarticula mega esquema de tráfico internacional em Manaus que distribuía drogas pelo país

Polícia desarticula mega esquema de tráfico internacional em Manaus que distribuía drogas pelo país

Uma operação realizada pela Companhia de Operações Especiais (COE) em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) desmantelou um grande esquema de tráfico internacional de drogas, resultando na prisão em flagrante de um traficante que portava armas e entorpecentes. Durante a ação, foram inutilizadas três aeronaves e destruídas três pistas clandestinas de pouso utilizadas pela organização criminosa.

A base dos criminosos estava localizada na zona rural do município de Careiro, a 86 quilômetros de Manaus, onde as facções haviam montado sua estrutura para receber e armazenar drogas. A operação teve início na manhã de segunda-feira (6) e foi concluída na quarta-feira (5), após intensos trabalhos no local.

No decorrer da ação, a polícia destruiu dois helicópteros modelo R44, um avião monomotor e 4.000 litros de combustível para aviação. Também foram apreendidos um fuzil calibre 5.56, uma pistola calibre 9 milímetros, uma espingarda calibre 16 e aproximadamente 264 quilos de drogas, entre skunk e cocaína.

Segundo informações da polícia, o prejuízo causado ao grupo criminoso com a operação foi estimado em R$ 13,985 milhões. As investigações, que duraram cerca de três meses, contaram com o apoio de diversos órgãos de segurança, como a Polícia Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército Brasileiro, por meio do Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx).

As apurações revelaram que facções atuantes no Amazonas haviam estabelecido bases no Careiro para receber cargas de drogas, mantendo pistas clandestinas e acampamentos equipados com placas solares, redes com mosquiteiros, alimentos e aparelhos de comunicação, como antenas e rádios.

De acordo com o comandante da COE, major Lemos, a ação foi baseada em um trabalho integrado de inteligência que envolveu a COE/PMAM, a FICCO/AM e a Agência de Inteligência de Área do 18° Batalhão da Polícia Militar do Pará. Essas equipes identificaram as pistas clandestinas e as rotas aéreas utilizadas pelos traficantes para transportar drogas vindas de países vizinhos.

Com o apoio de aeronaves da FAB, do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) e do BAvEx, as equipes táticas da COE foram direcionadas a pontos estratégicos, onde localizaram e neutralizaram as aeronaves ilegais, além de apreender armas e drogas. Durante a ação, foi preso Ramon Sosa, piloto responsável pelo transporte da droga. Ele afirmou aos policiais que recebia pagamento para realizar voos com carregamentos de entorpecentes vindos do Peru até a base no Careiro.

Conforme apontado pelas investigações, a partir do Careiro, a droga era distribuída para Manaus, Pará e outros centros de distribuição no país. As diligências seguem em andamento para identificar outros envolvidos no esquema.