Luiz Dantas, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas e pai do atual governador do estado, Paulo Dantas, faleceu nesta quarta-feira (5), aos 75 anos, em um hospital de São Paulo. Ele enfrentava um câncer de faringe.
Velório e sepultamento serão realizados em Maceió
O corpo de Luiz Dantas será velado na capela 3 do cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió, onde também ocorrerá o sepultamento. Os horários da cerimônia ainda serão informados pela família.
Trajetória política marcada por quatro mandatos na Câmara Federal
Com uma extensa carreira política, Luiz Dantas exerceu quatro mandatos consecutivos como deputado federal entre 1991 e 2007. No período, também ocupou cargos importantes no Executivo estadual, como secretário da Fazenda de Alagoas entre 1987 e 1989, durante o governo de Fernando Collor de Mello, e secretário de Saneamento e Energia de Alagoas em 1995, no governo de Divaldo Suruagy, quando se licenciou temporariamente da Câmara. Posteriormente, também foi diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER) na gestão de Teotônio Vilela Filho.
Presidência da ALE e contribuição para a modernização do Legislativo
Entre 2015 e 2017, Luiz Dantas presidiu a Assembleia Legislativa de Alagoas, sendo reconhecido pelo papel conciliador e pela modernização da Casa de Tavares Bastos. Em seu discurso de despedida, em 2018, destacou o respeito ao Parlamento e a busca constante pelo diálogo como marcas de sua atuação.
Formação em Agronomia e atuação no setor agropecuário
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1972, Luiz Dantas também teve forte ligação com o setor rural. Como produtor, teve destaque na pecuária leiteira e, em 1978, assumiu a presidência da Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro (Camila, antiga Camil), em Batalha, permanecendo no cargo por mais de 25 anos e contribuindo para o fortalecimento do agronegócio em Alagoas.