06/10/2025 23:48:28

Acidente
04/03/2025 20:00:00

Resultado final do CNU é atualizado após desistências e libera novas vagas

Resultado final do CNU é atualizado após desistências e libera novas vagas

Quatro dias após divulgar o resultado do Concurso Nacional Unificado (CNU), o governo publicou novas listas finais de aprovados, incorporando as vagas abertas por candidatos que desistiram do curso de formação. As relações atualizadas já podem ser consultadas na página oficial do concurso, mediante login no Portal Gov.br. Qualquer pessoa com conta ativa na plataforma pode acessar as informações, sem necessidade de ser participante do certame.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do CNU, foi solicitada a revisar os resultados após denúncias de possíveis “inconsistências nos resultados divulgados no dia 28 de fevereiro”. Durante a revisão, foi constatado que o sistema havia gerado listas incompletas ao não preencher as vagas liberadas por candidatos que desistiram dos cursos de formação.

Segundo o MGI, o problema foi identificado e corrigido entre o fim de semana e o início da semana. “Ao processar a lista final de resultados, o sistema considerou as desistências nos cursos de formação, mas não realizou as convocações para reposição das vagas. Isso gerou listas de matrícula incompletas. A falha já foi solucionada, e as novas listas estão disponíveis na área do candidato”, informou o ministério em nota oficial.

O órgão também esclareceu que as listas atualizadas seguem as notas mínimas ajustadas em novembro, após acordo entre o ministério e o Ministério Público Federal. Além disso, contemplam o tratamento de candidatos sub judice (que recorrem judicialmente do resultado) e a reclassificação daqueles que se inscreveram como cotistas, mas tiveram a condição indeferida pela banca.

“Com a aplicação dos critérios citados e a reinclusão nas convocações dos candidatos que haviam confirmado vaga nos dias 11 e 18 de fevereiro, outros concorrentes que constavam nas listas anteriores ao dia 28 ou divulgadas no próprio dia 28 tiveram a situação alterada”, explicou o MGI, recomendando que todos os participantes consultem novamente o resultado para verificar possíveis mudanças.

Por fim, o ministério reforçou que nenhum resultado será homologado sem a devida conferência e cumprimento integral dos editais do CNU. A homologação do concurso permanece prevista para o dia 7 de março, próxima sexta-feira.