O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou neste domingo (2) um novo acordo no valor de 1,6 bilhão de libras (equivalente a US$ 2 bilhões ou cerca de R$ 11,8 bilhões) para apoiar a Ucrânia na aquisição de 5 mil mísseis de defesa aérea, através de financiamento de exportação.
Segundo informações do Ministério da Defesa britânico, os armamentos serão produzidos pela empresa Thales, que fornecerá mísseis multifuncionais leves com alcance superior a 6 quilômetros. Esses mísseis podem ser lançados de diversas plataformas, seja em terra, no mar ou no ar, ampliando a capacidade defensiva ucraniana.
Durante uma cúpula realizada em Londres com líderes europeus, Starmer destacou a importância do fornecimento. "Isso será vital para proteger a infraestrutura crítica agora e fortalecer a Ucrânia para garantir a paz quando ela chegar", afirmou.
O anúncio ocorre em meio à intensificação dos ataques russos. Na semana passada, a Ucrânia relatou ter enfrentado o maior ataque com drones desde o início do conflito, há três anos, com mais de 200 drones lançados durante a madrugada.