Durante todo o período carnavalesco, de sábado até a quarta-feira de cinzas, a Casa da Mulher Alagoana estará funcionando 24 horas por dia. Mulheres que precisarem de abrigo temporário podem se dirigir diretamente ao local ou solicitar auxílio pelo telefone (82) 9 9157-3023.
O serviço é destinado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, oferecendo acolhimento tanto para a vítima quanto para seus filhos e dependentes. No caso de filhos do sexo masculino, a permanência é permitida até os 14 anos.
Importância da denúncia
A coordenadora da Casa, Paula Lopes, reforça o alerta para o período festivo, quando há aumento no consumo de bebidas alcoólicas e maior incidência de casos de assédio e agressão contra mulheres. Ela destaca a importância de não deixar de denunciar.
“Mesmo sendo carnaval, é fundamental que as mulheres façam a denúncia. Procurem a Central de Flagrantes, a Casa da Mulher Alagoana ou a delegacia mais próxima em funcionamento”, orientou Paula.
Caso o atendimento não esteja disponível no momento, a recomendação é procurar esses órgãos no próximo dia útil, garantindo que a violência não passe impune.
“A violência nunca pode ser considerada normal. Denunciar é essencial para combater esse crime e, além disso, contribui para a produção de estatísticas que ajudam na criação de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência. Assim, fortalecemos a luta das mulheres”, completou.
Atendimento emergencial
Além da Casa da Mulher Alagoana, serviços de emergência como 190 (Polícia Militar), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros) estarão disponíveis. Mulheres vítimas de violência também podem registrar boletim de ocorrência nas unidades da Polícia Civil que estiverem em funcionamento.
Com informações da Assessoria.