A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) dará início, a partir de 1º de março, a mais uma edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O evento reúne 160 instituições financeiras que oferecerão oportunidades mais vantajosas para a renegociação de dívidas em comparação com os acordos habituais realizados nas agências bancárias.
Os consumidores podem negociar diretamente com os bancos ou por meio da plataforma Consumidor.gov.br. Realizado desde 2019 nos meses de março e novembro, o mutirão possibilita parcelamentos diferenciados, descontos exclusivos e melhores condições de refinanciamento para dívidas como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos de empréstimos bancários.
A ação ocorre durante todo o mês de março, em celebração ao Mês do Consumidor, e conta com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons estaduais.
O Banco Central também participa do evento por meio da ferramenta Registrato, que permite aos consumidores acessarem o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), onde consta a relação de suas dívidas com instituições financeiras. Para acessar, é necessário ter uma conta no Gov.br, o portal de serviços digitais do governo federal.
Na última edição, realizada em novembro de 2024, 1,75 milhão de contratos foram renegociados. Desde o início da iniciativa, em 2019, 33 milhões de acordos já foram fechados. Detalhes sobre os canais de negociação e instruções para participar podem ser encontrados no site Meu Bolso em Dia, que integra a campanha.
Além das negociações diretamente com os bancos, os consumidores podem buscar alternativas como o Feirão Limpa Nome da Serasa ou o atendimento presencial nas agências dos Correios, onde é possível visualizar as dívidas e formalizar novos acordos.
Para iniciar a negociação, siga os passos abaixo:
Entre em contato com seu banco ou financeira pelos canais oficiais. Informe que deseja renegociar sua dívida por meio do Mutirão da Febraban.
Especifique a dívida que deseja quitar.
Se concordar com a proposta, solicite a formalização do acordo.
Algumas instituições financeiras disponibilizam canais exclusivos para esse mutirão. Consulte a lista completa no site oficial da campanha e aproveite essa oportunidade para reorganizar sua vida financeira!